Os 10 destinos turísticos mais éticos do mundo para 2015

SONY DSC

Torres del paine – Chile Foto: exploraviagens.com

Ninguém merece aquele turismo abobado que só passa pra pagar o tíquete, tirar fotos, sugar, sujar, usar, financiando exploração e esgotamento, né?

Preocupações assim estão no cerne de um relatório da entidade americana Ethical Traveler, que recomenda que turistas “invistam” seu dinheiro e tempo de férias em lugares mais responsáveis socialmente. Desde 2006, a entidade elabora uma lista dos dez destinos turísticos mais éticos do mundo.

“Você deve botar seu dinheiro nas coisas em que acredita”, diz o diretor da Ethical Traveler, Jeff Greenwald. “Todo mundo adora viajar para a Tailândia, Camboja our Mianmar, mas esses países não possuem bons históricos de direitos humanos. Por que não usar seus dólares para demonstrar apoio e solidariedade por países que tentam ter bons governos e atrair turistas? Por que não recompensá-los? Isso pode servir de ótimo incentivo econômico para os países fazerem a coisa certa.” Mas quais são os critérios? Os principais quesitos são beleza natural intocada e experiência cultura autêntica. Mas os especialistas do relatório da Ethical Traveler também faz suas recomendações com base em quatro categorias: proteção ambiental, bem-estar social, direitos humanos e – pela primeira vez no ano passado – bem-estar dos animais. Ano passado, as Bahamas conquistaram seu lugar entre os dez melhores destinos ao combater o tráfico humano e expandir áreas de proteção ambiental, como o Andros West Side National Park, que passou de 3.570 km² para 5.260 km². O Chile melhorou sua nota no item de igualdade entre gêneros e lançou um plano ambicioso de políticas ambientais – incluindo um programa para tirar pessoas que trabalhavam em desmatamento e recolocá-las na indústria do turismo (tocamos nesse assunto  – desmatamento x turismo – quando fomos à Bonito no Mato Grosso do Sul, lembram?). “Nós sentimos que podemos fazer uma diferença nesses países porque eles estão comprometidos a fazer a coisa certa. Se pudermos mandar mais gente para esses lugares por causa de suas boas políticas, acho que os turistas vão perceber e participar”, diz Greenwald. A Ethical Traveler só indica os dez destinos turísticos mais éticos – ela não coloca esses países em uma ordem de “mais ético” para o “menos ético”.

Rebaixados

A Costa Rica vem crescendo como um grande polo de tráfico humano. Além disso, segundo a Ethical Traveler, o governo permite que ambientalistas sejam perseguidos politicamente. Há muitos ativistas que combatem a pesca de tubarões (aproveita e veja sobre nossa viagem a Recife!!) e o comércio de tartarugas na Costa Rica. Gana, que já esteve na lista, foi excluída agora devido a leis do país contra homossexuais. Homossexualidade é ilegal em Gana e o país não reconhece casais gays. Também não há leis que protejam contra discriminação baseado em orientação sexual.

A onda do turismo ético também gerou outros negócios com esse tipo de preocupação.

Mas quais são os 10 destinos mais sustentáveis de 2015? Partiu escolher a dedo!

1- Cabo Verde – África cabo-verde-300x200 2- Chile – América do Sul Yeeey, já viajamos pra lá e indicamos muito! Veja como foi a nossa viagem aqui. chile-300x187 3- Dominica – América Central dominica-300x186 4- Lituânia – Europa lituania-300x225 5- Maurícia – África mauricia-300x200 6- República de Palau – Oceania palau-300x199 7- Samoa – Oceania samoa-300x200 8- Tonga – Oceania tonga-300x192 9- Uruguai – América do Sul Apenas: ❤ uruguai-300x119 10- Vanuatu – Oceania vanuatu-300x201 Será que tem uma lista dessa com um top 10 de cidades ou estados mais éticos no brasil? Veja também a Cartilha de Turismo Responsável aqui. Fontes: BBC e The greenest post.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s