Como fazer opções veganas em grandes redes de fast food de qualquer lugar

Estávamos uma vez na fila do Subway acompanhados de um conhecido que dizia que gostaria de parar de comer partes de animais, mas que não conseguia, pois achava que era difícil encontrar opções, além de serem mais caras. Chegou a nossa vez, criamos nossos sanduíches 100% vegetal, utilizando uma boa quantidade de ingredientes e com um menor valor, enquanto ele, logo atrás na fila daquele mesmo estabelecimento, continuou escolhendo engolir pedaços de animais e desculpas limitantes.
Começamos esse post com essa história hipotética, mas não menos real (aposto que você já ouviu muitos dizendo algo do tipo), para refletirmos sobre o poder da força de vontade, escolha e informação. Na verdade a palavra é apropriação! Se apropriar de informação, de iniciativa e das suas escolhas. A apropriação de informação é uma ferramenta importante. Daremos aqui dicas mastigadas de como fazer deliciosas escolhas veganas em redes de fast food que você encontra em qualquer lugar!!! E essas escolhas não são nada difíceis, já que eles mesmos as colocam a sua disposição. Basta saber delegar!

É claro que quando estamos de viagem sempre optamos por procurar lugares diferentes, slow food, personalizados e regionais, e assim temos feito, mas ainda assim acreditamos que essas dicas podem ser valiosas para quem não tem muita paciência e não quer gastar tempo procurando um restaurante específico. Ou até mesmo quem está ingressando no vegetarianismo / veganismo e está naquela fase crítica de trocar a rotina e achar onde comer quando está na rua, mesmo em sua própria cidade.

De maneira muito simples, segue abaixo uma lista com o que escolher em cada estabelecimento. Ah, não está em ordem de preferência.

1. Spoleto
As massas tradicionais sem recheio são de sêmola de grano duro. Escolha o azeite, peça como primeiro ingrediente o alho ou cebola, para refogar. Dos outros ingredientes vegetais tem abobrinha, alcaparras (!!!), alho poro, azeitonas pretas, brócolis (huuummm), cebola, cenoura, champignon (!), ervilha, milho, palmito (!!), passas (!!!), tomate e tomate seco (hummm). Infelizmente baixaram o nível de oferta tirando o espinafre, beringela e castanha do pará. Outra lástima é que até o molho de tomate tem manteiga na composição. Mas fica gostoso ao alho e óleo também ou se preferir pode escolher uma massa fria com salada. Bebida, só industrializada também. As menos piores são água e mate. Por todas essas restrições, indicamos o Spoleto como último caso.
2. Subway

Sanduíche vegetariano com pão italiano ou integral (são os sem leite ou ovos na massa), não incluir o queijo, adicionar tomate seco. Molhos sem ovos ou laticínios: Mostarda, Cebola agridoce, Vinagre e Azeite. O ponto negativo do Subway, agora que evitamos bebidas industrializadas, é não ter sucos naturais.

O Vista-se faz uma campanha para pressionar que o Subway Brasil enfim inclua uma opção oficial e completa de sanduíche vegano, trocando o queijo por falafel (deliciosos bolinhos de grão de bico, rico em proteína).

3. Habib’s
Batata-frita, pão sírio, humus, tabule e sucos. O homus do Habib’s é bom, mas não chega perto dos feitos em restaurantes árabes, mas o tabule é uma delícia.

4. The fifties
O The Fifties é uma rede de hamburgueria com um estilo retrô. No cardápio há um hamburguer vegano simples e muito gostoso. Ele está na nossa lista do Rio de Janeiro também!

OBS: O Felipe nos avisou (10/10/14) que um atendente da loja do Barra Shopping confirmou que tem ovo no pão. Eles podem ter mudado a composição ou fornecer nesse último ano. Então verifiquem antes.

5. MegaMatte

Há alguns anos, a rede lançou o “pão-de-queijo” de soja. No entanto, a ideia era atender apenas os intolerantes a lactose, e na composição havia ovo. Esse ano eles relançaram agora com ingredientes 100% vegetais. A empresa chegou a deixar uma nota no site, falando sobre veganismo, e ainda visa fazer outros lançamentos do gênero. O mais novo é o pastel de berinjela vegano! Para acompanhar, peça um açaí!!!

REDES REGIONAIS:

6. Balada Mix (Rio)
Um cremosíssimo açaí com frutas, uma salada linda e um hamburguer vegano de shitake! Ah, e sucos naturais dos mais diversos! Tem um de coco com uva muito bom!

7. Verdano (Rio)
Tem o SoyBurguer (pão e hambúrguer sem leite e ovos), e dá pra criar uma salada escolhendo as folhas e mais 7 ingredientes, como ocorre no Spoleto (mas com muuuito mais opção!). E para nós, que não escolhemos a “proteína”, que lá eles se referem às carnes, dá para incluir mais um ingrediente na salada ou o hambúrguer de soja. Bom, dentre as opções há muitos vegetais ricos em proteína, como grãos de soja, quinoa, amaranto, castanha do pará, semente de girassol, gergelim, etc. Além de arroz negro, tomate seco, macarrão integral, rúcula,… Dos molhos, os veganos são: gengibre com gergelim, semente de papaia (o que vem no SoyBurguer), rose tofu (o que sempre pedimos de tão gostoso que fica!), tomate com ervas e semente de maracujá. Nós indicamos mais a salada que o sanduíche.

8.  Au Au Lanches (Curitiba)
A massa dos pães é sem leite e ovos. Tem duas opções:
– Au-Au Tradicional Tofu, preparado com pão especial levemente tostado, tofu duplo na chapa com molho shoyu, salada aquecida, maionese (peça sem maionese!), catchup e mostarda.
– Au-Au Tofu Cebola Shoyu, traz pão especial tostado com tomate aquecido, cebola preparada ao molho shoyu e maionese (peça sem maionese!).
Veja sobre nossa viagem a Curitiba AQUI.

9. Joe & Leos (Rio)
Burguer de grãos acompanhado de fritas ou salada da horta. Indicamos a salada da horta. A Dani ama suco de tomate, como está na foto, mas é preciso sempre lembrar de pedir sem molho inglês, pois contém ingrediente animal.

10. A sua sugestão! Manda pra gente! Comente aqui!
Mas ainda é pouco! Muito pouco! Envie e-mails para os SACs das respectivas redes, solicitando mais opções veganas!
Referências:
Anúncios

5 comentários sobre “Como fazer opções veganas em grandes redes de fast food de qualquer lugar

  1. Pessoal,
    fui ao The Fifties do Barra Shopping (RJ) na semana passada.
    Pedi informação sobre o hambúrguer vegano.
    Segundo a atendente, o pão leva ovo.
    Não confirmei com a franquia, mas 2 funcionário de lá afirmaram.
    Acho que vale uma pesquisada antes de pedir esse hambúrguer na The Fifties.
    Abraços!

    • Oi, Felipe Amarante, obrigada por avisar. Na época que comemos confirmamos antes por telefone que não levava nem ovo nem leite. Lembro que também perguntei sobre o uso da chapa, e confirmaram que fritam em um lado separado. Mas infelizmente podem ter mudado nesse último ano. Vou tentar contato de novo pra confirmar. Foi importante você ter avisado.

    • Eles me responderam por e-mail o seguinte:

      Daniele, bom dia!

      Tudo bem?

      Segue resposta do responsável:

      – Pão usado no Veggie Burger: não leva nenhum ingrediente de origem animal.

      – Sim, a composição do Lanche é a mesma para todas as lojas da rede.

      O Veggie Burger pode ser considerado um produto vegano pois não leva nenhum ingrediente de origem animal.

      A composição de nosso Hambúguer é a seguinte:

      – Proteína Texturizada de Soja,
      – Farinha de Trigo,
      – Batata,
      – Cebola,
      – Linhaça,
      – Cenoura,
      – Caldo de Legumes,
      – Azeite,
      – Champignon,
      – Sal.

      Esperto ter ajudado.

      Atenciosamente, João Marcel – Marketing.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s