Nova Cartilha de Turismo Responsável pelos animais é lançada no Brasil

Todo mundo gosta de viajar, passear, conhecer novas culturas, respirar novos ares. Mas não podemos nos esquecer que muitas vezes o lazer tem um custo que pode ir além do dinheiro. O turismo responsável com os animais é um assunto ainda pouco explorado. Que cuidados devemos ter ao escolher nossos destinos e passeios de lazer, para não financiar e contribuir com o sofrimento e exploração dos animais? Pensando nisso, a ANDA lança no Brasil uma importante campanha informativa de sensibilização, em parceria com a ONG espanhola FAADA (Fundación para la Adopción, Apadrinamiento y Defensa de los Animales), que criou todo o conteúdo do guia e da campanha.
No mundo inteiro são realizadas atividades turísticas envolvendo animais. Nosso distanciamento da natureza na vida cotidiana faz com que estar próximo a outras espécies seja um atrativo de lazer. É importante conhecer os animais, descobrir como vivem no ecossistema para o qual nasceram adaptados, de que se alimentam, como se socializam. Mas nas atividades que se propõe a fazer isso utilizando animais sob justificativas didáticas, ou aquelas realizadas afim de entretenimento, o que vemos são animais em situações lamentáveis. Vivendo longe de seu habitat natural, presos, acorrentados, enjaulados, dependentes de cuidados humanos, sendo forçados a manter comportamentos impróprios de suas espécies.
Assim, ao apoiar tais atividades, ao invés de nos reconectar com a natureza, nos distanciamos ainda mais, arrancando dos animais seu direito de ser bicho. A exploração dos animais para fins humanos acaba por ter um efeito contrário àquele que muitas vezes prega, e contribui para dessensibilizar adultos e, o que é pior, crianças. Os valores transmitidos com o uso de animais para esses fins reforçam a crença de que animais estão aqui para nos servir. Devemos trabalhar para minimizar os impactos da indústria do turismo sobre a natureza e também sobre os animais que, assim como nós, também são parte dela.
Falta de informação que leva à exploração
A ONG espanhola FAADA realiza campanha de conscientização sobre o turismo responsável com animais desde abril de 2011. Os resultados até agora são muito positivos. Segundo Giovanna Costantini, responsável pela Campanha “Turismo Responsable”, e Jennifer Berengueras, coordenadora de projetos da FAADA, aproximadamente 40 agências de viagens e estabelecimentos turísticos já aderiram à campanha. Eles deixaram de oferecer atividades danosas aos animais para os turistas e ainda ajudam a ONG a divulgar o material informativo. Em compensação, a entidade assessora os profissionais e os ajuda a encontrar alternativas éticas e novos caminhos para o turismo.
Giovanna e Jennifer apontam um aspecto interessante sobre o ramo turístico que explora animais. “Na maioria dos casos, os turistas embarcam nessas atividades por pura falta de informação. Quase não existem campanhas para alertá-los. Mesmo os profissionais que atuam diretamente com isso, podem não estar conscientes do mal que causam a vida desses bichos”, afirmam. Elas acrescentam ainda que animais selvagens exercem grande atração sobre as pessoas, que sonham em poder interagir e estar próximas a eles. Essa “paixão” leva a mais exploração, e o resultado é que o setor turístico propõe a cada dia novas formas de exploração de animais. Um grande equívoco que, sem ações de sensibilização, tende a se agravar.
Por Renata Takahashi (ANDA)

Clique aqui para acessar a cartilha. Ajude a passar a mensagem adiante. Os animais agradecem.

Nossa coluna na ANDA!

A verdade lamentável sobre o Zoológico de Luján. MAIS.
E não esqueça de expandir essa responsabilidade ética pelos animais na hora de escolher o que pagar para comer também! Vacas, galinhas, peixes… também são animais sensíveis, conscientes, que possuem interesses próprios e merecem nosso respeito. Faça escolhas veganas! Veja aqui no nosso blog diversas dicas para isso, de acordo com o seu destino!

EXTRAS!

Campanha contra a exploração de dromedários em Natal: http://vista-se.com.br/dromedalios-sao-explorados-por-empresa-turistica-em-natal-rio-grande-do-norte/

Filme Black Fish mostra os horrores da exploração de animais no Sea World: http://www.filmesonlinegratis.net/assistir-blackfish-furia-animal-legendado-online.html

Exploração de animais em zoológico: http://uniaolibertariaanimal.com/site/index.php/faces-da-exploracao/entretenimento/zoologicos.html

Exploração de animais para turismo: http://uniaolibertariaanimal.com/site/index.php/faces-da-exploracao/entretenimento/turismo.html

Exploração de animais para mídia: http://uniaolibertariaanimal.com/site/index.php/faces-da-exploracao/entretenimento/midia.html — comSantuário Das FadasPaula OliveiraFabio Camilo eoutras 13 pessoas.

Anúncios

Um comentário sobre “Nova Cartilha de Turismo Responsável pelos animais é lançada no Brasil

  1. Pingback: Os 10 destinos turísticos mais éticos do mundo para 2015 | Vegetariando por Aí

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s