Erva Doce, UFRuralRJ e Seropédica: Um mundo dentro de outro.

Resolvemos escrever esse post sobre lugares que não são turísticos, mas que fazem parte da história do casal e que vale a pena serem visitados pela história, beleza e cultura. São eles a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e o Restaurante Erva Doce, localizado no campus Seropédica.
Somos formados pela UFRRJ, que tem um dos maiores e mais bonitos campus do Brasil (do mundo?) e um século de história. Seus primeiros e mais tradicionais cursos são os de Agronomia e Veterinária, e talvez por isso, aliado ao município de Seropédica ser rural, ainda há uma forte cultura do uso de animais.
No entanto, alguns alunos e professores ao longo dos tempos tem se empenhado em desconstruir antigos paradigmas e inserido novas reflexões, aprendizados e mudanças. A Daniele mesmo, antes de fundar a União Libertária Animal (ULA) no Rio, promovia de forma independente a exibição de documentários e debates nos auditórios da universidade. Já como ULA, durante uma exibição do filme Terráqueos e a campanha contra rodeios que o grupo promovia em 2009, ocorreram encontros de idéias que culminariam na criação do primeiro grupo de Direitos Animais Abolicionista de Seropédica, o Katumbaia. O grupo continuou com a exibição de documentários e a campanha contra rodeios, assim como implementou ações para o progressivo fim dos testes em animais, já que lamentavelmente a UFRRJ ainda os realiza, principalmente nos cursos de zootecnia, veterinária e biologia.
A Daniele, que estudava em tempo integral lá, se alimentava no Restaurante Erva Doce que oferece comida vegetariana e natural, e é mantido por uma associação criada há 20 anos para oferecer uma opção mais saudável que a do bandejão industrial da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Além da boa comida, anualmente, o restaurante abre seu espaço, durante uma semana, a manifestações de música, poesia, teatro e o que mais alguém quiser mostrar.
A gestão do espaço, dentro do campus, fica por conta dos próprios estudantes interessados na refeição e no trabalho.  Os estudantes se organizam em comissões e, a cada semestre, a administração muda. O almoço é baratinho e, se sobra, fica para o jantar. Com desconto. O grupo brinca dizendo que o esquema é “bioagradável”. Ou seja, eles  estão preocupados com o ambiente, a saúde e a cultura.
Umas das coisas que mais dá saudade da Rural é a comida do Erva Doce, que de tão simples e gostosa, dificilmente encontramos uma igual dentre todos os restaurantes já visitados.
Vídeo sobre o Erva Doce: http://youtu.be/xSS0InCnxzo
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s